sábado, 13 de julho de 2002



Rachel Ramalho


Um Beijo Meu

os dias nunca são iguais
quando a inocência se desfaz
por já não ter mais no que acreditar

se todo amor não foi capaz
se alguém que você tanto quis
já fez a mala, adeus, até nunca mais

quarda um beijo meu
o que for teu ninguém vai nunca mais tirar
quem sabe um dia, tudo vai voltar
mas agora é melhor deixar...


(Herbert Vianna)


En la playa de São Sebastião - Antes y Después
Ontem inventei essa receita. Como ela foi amplamente aprovada, vou divulga-la como marca de meu retorno à cozinha. Dedicado ao Lindus, à Beth e à Dani.


Penne com Tomates e Champignons


Tome três tomates bem maduros. Retire as sementes e corte-os em grandes quadrados. Junte-os em um prato com 250 gramas de champignons grandes picados. Regue tudo com um cálice de saquê e reserve. Numa panela funda, aqueça duas colheres de sopa de azeite bom. No azeite, doure uma colher de café de alho amassado e uma cebola pequena picada. Acrescente uma pitada de pimenta do reino, uma colher de café de tomilho, uma de salvia, e duas colheres de chá de manjericão (todos desidratados). Em seguida, acrescente um cálice e meio de cachaça ou vodka, e um pouco de água. Deixe começar a ferver, então junte a mistura de tomates e champignons. Deixe cozinhando em fogo brando até os tomates ficarem macios e o álcool evaporar. Desligue o fogo e acrescente 150 gramas de creme de leite, e sal. Junte tudo a uma quantidade de penne que dê para 4 pessoas. Por favor, dispense o queijinho ralado. Acompanhamentos: vinho tinto e a trilha sonora do filme The Moderns.



Jules et Jim


Gravado em 1961, Jules et Jim, de François Truffaut, deveria ser considerado como um dos marcos do cinema francês. Como um vento úmido que nos pega de surpresa e segue adiante, Truffaut narra a estória de dois jovens artistas (Jules e Jim), que conhecem a encrenqueira Catherine (Jeanne Moreau) e... juntos compõem uma fábula dos relacionamentos modernos. O ar de transformação do início dos anos 60 é o elemento que nos toma de assalto, fazendo com que sejamos levemente conduzidos pela narrativa. Cuidadosamente trabalhadas, as imagens, a encenação e a maravilhosa trilha de George Delerue dão ao filme o caráter de uma crítica jocosa, nada onisciente, embora aguda, da patética trajetória humana – repleta de curvas, desvios e contra-mãos.

Mas, entre todas, a mais bela seqüência é aquela em que Jeanne Moreau interpreta a canção Le Tourbillon, de Boris Bassiak.


Le Tourbillon

Elle avait des bagues à chaque doigt,
Des tas de bracelets autour des poignets,
Et puis elle chantait avec une voix
Qui sitôt m'enjôla.

Elle avait des yeux, des yeux d'opale,
Qui me fascinaient, qui me fascinaient.
Y avait l'ovale de son visage pâle
De femme fatale qui m'fut fatal (bis).

On s'est connus, on s'est reconnus,
On s'est perdus de vue, on s'est r'perdus d'vue
On s'est retrouvés, on s'est réchauffés,
Puis on s'est séparés.

Chacun pour soi est reparti.
Dans l'tourbillon de la vie
Je l'ai revue un soir, aïe, aïe, aïe
Ça fait déjà un fameux bail (bis).

Au son des banjos je l'ai reconnue.
Ce curieux sourire qui m'avait tant plu.
Sa voix si fatale, son beau visage pâle
M'émurent plus que jamais.

Je me suis soûlé en l'écoutant.
L'alcool fait oublier le temps.
Je me suis réveillé en sentant
Des baisers sur mon front brûlant (bis).

On s'est connus, on s'est reconnus.
On s'est perdus de vue, on s'est r'perdus de vue
On s'est retrouvés, on s'est séparés.
Dans le tourbillon de la vie.

Chacun pour soi est reparti.
Dans l'tourbillon de la vie.
Je l'ai revue un soir ah là là
Elle est retombée dans mes bras.

Quand on s'est connus,
Quand on s'est reconnus,
Pourquoi se perdre de vue,
Se reperdre de vue ?

Quand on s'est retrouvés,
Quand on s'est réchauffés,
Pourquoi se séparer ?

Alors tous deux on est repartis
Dans le tourbillon de la vie
On à continué à tourner
Tous les deux enlacés
Tous les deux enlacés.



Accompagnement à la guitare : pour jouer exactement comme dans le film, faites un arpège en Do et Sol7, capo III. Sinon, si comme moi vous n'avez pas la voix de Jeanne Moreau, vous pouvez aussi la jouer en Sol et Ré7, sans capo.



Henri Serre, Oskar Werner, e Jeanne Moreau
em Jules et Jim